sábado, 12 de novembro de 2011

Pé de Vento - Info 12/11/2011


Hoje pelas 11:00 GMT + 0100 chegaram a 1/3 da viagem completando 1.000 milhas náuticas de navegação. O momento alto do dia!
Não tão alto foi a pescaria que se resumiu á perda de mais duas amostras e sem qualquer captura. Assim o almoço, para variar, foi grão com cebola e thunnus de lata, acompanhado de uma salada. Durante a tarde continuaram as tentativas de captura.
Á semelhança dos últimos dias, foram visitados por um grupo grande de golfinhos. É sempre um bom pressagio.
Pela primeira vez fizeram pão. Ainda não consegui perceber se estava comestível... A experiencia em terra deixou muito a desejar. Acredito que tenha ficado em condições e serviu para acompanhar um arroz de tomate malandro com sardinha, de lata. A pesca foi sem sucesso.
Dos vários contactos efectuados no dia de hoje deu para perceber que o moral continua elevado e combativo, mesmo face ás ondas que insistem em marcar a sua presença.
Da navegação, fizeram-se alguns acertos de rota, por indicação do nosso homem da meteorologia, Capitão Vingança, no sentido de potenciar ao máximo o aproveitamento dos alisios e da corrente.
As médias são excelentes, andando na ordem dos sete nós.
O ultimo registo de rasteio é das 23:15.
Até esta hor foram percorridas no dia de hoje cerca de 176 milhas náuticas e um total desde Luanda de 1.080.


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Pé de Vento - Info 11/11/2011


Pois bem, estou em falta com todos os que estão a seguir a saga do Pé de Vento. Na verdade ontem devo ter tomado duas vezes a medicação da noite e acabei por adormecer em frente ao computador .....
Os preparativos da regata Luanda / Lobito acabaram por me cansar  e no final do dia faltaram-me as forças! O camarote de proa chamava por mim...
O António e o Luís encontram-se bem!
No dia de ontem tudo correu como previsto. Houve mais um atum na linha, que acabou nas mãos do chefe António, feito na chapa. Para variar a dieta, o jantar foi feijão com atum de lata, regado com um Pancas tinto. Não obstante se ter preparado um excelente cardápio, obra chefe Helt Araujo, os nossos meninos estão muito pouco criativos....
A navegação de ontem correu sem qualquer sobressalto, cumprindo o previsto.
Do dia de hoje sabemos que está tudo correr bem. Foi enviado um cabaz de castanhas e água pé em formato digital, claro está, para relembrar o dia de São Martinho!
Entre as oito e nove da manhã teve lugar a bordo uma operação muito complicada! Houve necessidade de recolher velas, desmatrar o barco para conseguirem passar pela linha do Meridiano de Greewich ;-) Naturalmente este momento foi assinalado a bordo. Estou para ver a festa que vai ser quando passarem o Equador !!!
Continuando o relato detalhado da comida, alguma pancada nossa hehe, o almoço de hoje foi algo de especial. Pernil de porco! Consegui sentir o cheiro pelo rádio, quando inadvertidamente interrompi o repasto dos dois tripulantes!
Chegada a noite, chegou alguma vaga, que já começou a criar as situações típicas, umas banhocas de água de mar para quem está fora da cabine. Embora o Pé de Vento não se deixe intimidar por umas ondas timidamente atrevidas.
Apesar destes banhos, hoje ouve banhos de verdade, como tem havido diariamente, mantendo as rotinas! Não vão os meus amigos pensar outra coisa... Eu sei sei ;-) (private joke, as minhas desculpas).
A janta foi massa com carne. Pela malandragem da vaga e em abono da limpeza da cabine, entenderam, que deveriam comer fora, no poço. Tanto quanto sei, foi difícil chegar com o espaguete á boca. Imagino a cena...

Uma curiosidade, a batimétrica das coordenadas onde se encontram a navegar é aproximadamente de 5.700 metros! Muita água por baixo da quilha como todos nós desejamos.
Hoje conseguiram pontas de 11 nós, o Pé de Vento a afirmar-se junto dos senhores da Volvo Ocean Race que vem em sentido contrário.

O ultimo registo de rasteio é das 20:50.
Até a esta hora foram percorridas no dia de hoje e de ontem cerca de 283,38 mn (134,03 ontem e 149,35 hoje) e um total desde Luanda de 905,55.





quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Pé de Vento - Info 09/11/2011


O nosso marlin de ontem foi um sinal... Houve atum fresco no forno, numa cama de tomate e cebola! O chefe Luís esmerou-se. Refeição feita com todos os requintes, dentro do Pé de Vento.
A navegação continua a bom ritmo, no ultimo contacto que tivemos sabemos que estão com bom vento e alguma vaga. Tiveram a visita da chuva.
Nada que o Pé de Vento não consiga vencer com agilidade e firmeza. Embora durante o dia de hoje houve um pequeno abrandamento no andamento., nada que comprometa as médias pré establecidas, pelo contrário.
O ultimo registo de rasteio é das 21:43.
Até esta hora foram percorridas no dia de hoje cerca de 143,64 milhas náuticas e um total desde Luanda de 606,64.


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Pé de Vento - Info 08/11/2011


A paisagem mudou (OC)......
É verdade a paisagem mudou, hoje tiveram a companhia, ao largo, de um navio! Ajuda a quebrar a sensação de isolamento, este mar imenso tem mais gente :-)
Finalmente conseguiram pescar! Azar dos azares, um Marlin! Ainda tentaram fazer um tag and release, sendo o tag nada mais nada menos que roubar uns filetes ao camarada... Resultou na perda do peixe, bem como da amostra! Esperemos que amanhã tenhamos uma refeição de peixe fresco!
O moral está em alta. A tripulação encontra-se bem.
A embarcação está a comportar-se á altura de um puro sangue Miura.
As rotinas estão a funcionar.
A alimentação, passa por muita fruta, embora a ementa de hoje não foi muito variada, massa com atum ao almoço e atum com massa ao jantar!
Como tive a oportunidade de referir no relato do dia de ontem, já se fez sentir a influência da corrente de Benguela e dos alisios. As performances de hoje são muito boas, tendo o Pé de Vento feito uma excelente média de 7 nós.
O ultimo registo de rasteio é das 23:24.
No dia de hoje foram percorridas 167,93 milhas náuticas e um total desde Luanda de 462,80



segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Pé de Vento - Info 07/11/2011


Segundo dia de viagem.
Os nossos homens encontram-se bem, concentrados na navegação.  O almoço foi feijoada :-)
Navegando a uma boa velocidade, média de 6 nós, e de acordo com o nosso homem da meteorologia, CV, em breve, ao largo de Angola (entre as 280 e 300 milhas náuticas da costa) irão ao encontro dos tão desejados alisios, assim como da corrente de Benguela, que começa para lá de Cape Town, perto do Cabo das Agulhas. Esta corrente chega a ter 4 n, com a conjugação dos ventos, será um excelente apoio para esta "subida" rumo ao Equador.
Tudo indica para uma noite tranquila.
O ultimo registo de rasteio é das 20:52.
No dia de hoje foram percorridas cerca de 139 milhas náuticas e um total desde Luanda de 296.



domingo, 6 de novembro de 2011

Pé de Vento - Info 06/11/2011


A viagem continua.
Foi feito o ultimo contacto do dia com a tripulação. Estão bem, resolvendo a bordo os pequenos problemas do dia a dia de uma viagem desta natureza.
O vento tem caído, obrigando a  alguns acertos de rota. Cenário previsto.
A meteorologia que se avizinha é boa, trazendo uma navegação tranquila.
O ultimo registo de rasteio é das 21:23 e indica, mesmo com vento fraco, um bom andamento, o que nos leva a acreditar que serão  cumpridas as metas no que concerne as medias diárias.
No dia hoje foram percorridas cerca de 110 milhas náuticas e um total desde Luanda de 157

(cada cor refere-se a um dia de navegação)

Pé de Vento - Info 05/11/2011

Embora ainda não tenha feito no dia de hoje nenhum contacto rádio com o Pé de Vento, posso informar que estão com ventos de SO com força 3, mantendo-se esta previsão para as próximas horas.
A rota prevista está a ser cumprida, numa agulha perto dos 290º.
Até ao ultimo registo, 23:41 (5/11/2011) já foram percorridas cerca de 48 mn.
Amanhã, quero dizer logo, voltarei com mais informação.



Partida do Pé de Vento


Como previsto hoje começou esta empresa de levar a bom porto o Pé de Vento.

Recuperados do jantar de ontem, tudo se encontrava pronto.

Cumpridas as formalidades legais com autoridades maritimas e de fronteira, largaram do Clube Naval de Luanda.

Depois do "até logo" da familia e amigos, ficou uma amalgama de emoções forte entre todos.

O Pé de Vento e a sua tripulação recebeu a companhia da Escola de Vela do CNL, até onde foi permitido aos Laser e 470 acompanhar, sendo depois seguidos por várias embarcações de cruzeiro.

Nada como ver umas fotos do que foi o dia de hoje.

Mário Fontes, Presidente do CNL com António e Luís.

Paulo Correia, um dos homens desta viagem!

Tem uns camaradas que estão sempre deitados, mesmo nos bracos dos outros. 
Helder Brito, Comandante do Dolce Vita.

Formalidades legais. 

Especial oferta do Lais de Guia à tripulação, importante documentação técnica.

Beijos e abraços!

Momento da saída
Acompanhamento do Pé de Vento.
Em primeiro plano, na bela borboleta, o Uanga, Comandante Fernanda Veloso, barco 
irmão do Pé de Vento, um Miura.

Escola de vela em escolta!

Os meninos no seu melhor :-)
Dolce Vita em grandes navegações!
Adriana, a unica embarcação que irá acompanhar 
o Pé de Vento na primeira noite.


Sonho

Já em mar, foto tirada a bordo do Cisco.

Encontro das embarcações antes da frota de acompanhamento regressar a Luanda.






UMA BOA VIAGEM, BONS VENTOS E MUITA ÁGUA DEBAIXO DA QUILHA!