segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Pé de Vento - Info 21/11/2011


Pois acredito que este fosse o aspecto do António ao ver o que se aproximava....
Na verdade o Pé de Vento navega entre uma depressão e uma alta pressão, bem no limiar das duas, graças ao nosso homem da meteorologia, Capitão Vingança, que nos tem guiado no rumo certo por entre estas massas brutais geradas pela mãe natureza, com um inigualável savoir faire.
No entanto, não deixa de haver marcas.
A mais positiva é sem duvida o regresso do animo forte e combativo da tripulação consequente da luta que tem de travar com estas adversidades do mar. Estão os dois muito mais animados!
Transcrevo na parte que interessa um correio do nosso Capitão Vingança sobre o que se passa neste momento, como segue:

QUOTE

A noite foi bastante dura com ventos de 30 a 35 knots. E agora a pressão está a estabilizar a 1013 milibares com possível subida a noite para 1016 mlb mais uma “Porrada” nada que o “Pé de vento” não suporte.
Os ventos como é de esperar agora é sempre da mesma direcção N ou NNE e na sua aproximação serão sempre bastantes fortes.
As líricas navegações de balão magico acabaram.
Agora é a realidade, estas cerca de 800 n/m vão fazer de uma propagandeada velejada nos trópicos numa realidade que fará deles marinheiros.
Possivelmente jamais iram em fantasias de marinheiros de bar, pois agora estão encarando a realidade da qual vão sair vencedores.
Ainda bem que o Saraiva Lima “Desinfectou” com os seus rituais a embarcação.
Têm a minha palavra.

João E. F. da Costa
(Capitão Vingança)
 UNQUOTE

Um bem haja Capitão.

Na verdade eles estão bem, naturalmente que este tempo além do ventos de 30 a 35 nós, trás consigo, vaga, chuva e muita, mas muita água. Como acontece muito nestas viagem, está a tornar-se o que vulgarmente chamamos uma viagem molhada... acabou a roupa seca, acabou a cabine seca, acabou o colchão seco, sempre muita e muita água!
Como diz o nosso Capitão, os nossos homens vão se fazer marinheiros.
A alimentação nestas condições não é tarefa fácil. as refeições de hoje foram na base de massas chinesas pré preparadas, as velhas noodles, e que mais uma vez são um caso serio as conseguir fazer chegar á boca sem espalhar tudo pelo chão.
Amanhã parece, que neste ambiente, vamos ter uma sessão de grande limpeza a bordo, muito terapeutico para o estado de espirito.
As condições meteorológicas obrigam á recolha do pano, mesmo assim navegam a médias muito perto dos onzes nós!
Com cerca de 500 milhas náuticas por percorrer e a manter-se este cenário meteorologico, que tudo o indica, contamos com a chegada deles lá para dia 26 ou 27 do corrente. Apenas uma previsão lata.
O ultimo registo de rasteio é das 21:17.
Até esta hora e no dia de hoje foram percorridas cerca de 110 milhas náuticas e um total desde Luanda de 2.279.


Sem comentários:

Enviar um comentário