quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Para um cruzeiro de sucesso!



Para fazer um cruzeiros temos que ter um programa, um correspondente em terra, uma tripulação e, claro está, um veleiro!

Para conseguirmos ter um programa, temos

- um objectivo comum partilhado por todas as pessoas a bordo da embarcação;
- nunca colocar em perigo a tripulação, fazendo navegações que, manifestamente, estejam acima das capacidades técnicas, físicas e psicológicas da tripulação;
- modestamente optar sempre pelos limites mínimos da capacidade da embarcação;
- definir o programa com base em documentação náutica completa e atualizada;
- que possa ser alterado em função da evolução das condições meteorológicas.

Um programa para um cruzeiro deve responder a estas quatro questões:

- qual a duração do período de navegação entre o porto de partida e o de chegada;
- a tripulação tem experiencia para este período de navegação;
- existe um porto ou local de abrigo entre a origem e o destino caso surja um perigo imprevisto;
- caso não se verifique o anterior, qual a alternativa, para o mesmo período de navegação.


O correspondente em terra deverá ser alguém

- com experiencia de mar e capaz de acompanhar e reagir á meteorologia que a tripulação está a viver no mar;
- respeitar escrupulosamente o protocolo de comunicações estabelecido com a tripulação;
- estar em posse da check-list de segurança, que deverá ser comunicada ás autoridades competentes em caso de perigo.

Num cruzeiro, não há melhor garantia que uma tripulação que tenha a capacidade de agir para a sua própria segurança.


Uma tripulação deve

- ser comandada por um skipper competente nas regras e técnicas de navegação, meteorologia, oceanografia, manutenção naval, segurança e socorrismo;
- conhecimentos nas medidas a tomar no que concerne a vida humana no mar, como os perigos de homem ao mar, incendio, inundação, evacuação, etc;
- conhecimentos necessários para evitar o abalroamento e todo e qualquer tipo de colisão;
- saber dar resposta a avarias de aparelho e leme.


Por último, o veleiro deve

- estar adaptado ás capacidades da tripulação;
- em condições de navegar em segurança;
- devidamente aparelhado e equipado;
- ter a bordo ferramentas e sobressalentes necessários para qualquer avaria no mar, nomeadamente de motor;
- ter a bordo o equipamento necessário para avarias graves como de aparelho, inundação, leme, etc;
- ter em perfeitas condições todo o equipamento de segurança obrigatório, e se possível melhorado, alerta, sinalização, comunicação, tudo o que possa salvaguardar a sobrevivência da tripulação.



O check-list de segurança deve estar na posse do correspondente em terra, como deve ser entregue uma cópia ás autoridades competentes no porto de partida.

Check-list da informação a prestar aos serviços de ajuda e salvamento:

1 – Nome, morada, telefone(s), fax, e-mail do correspondente em terra.

2 – Descrição do veleiro:

Nome do veleiro
Porto onde está registado
Número de matricula
Nome, morada, telefone(s), fax, e-mail do armador

Tipo de veleiro (sloop, ketch, iole, ...)
Tamanho
Linha de água
Cor do casco
Cor das velas
Fabricante
Modelo

Tipo de leme (roda/barra)
Marca do motor
Modelo do motor
Potencia do motor
Capacidade do tanque de combustível
Quantidade de combustível embarcada
Autonomia

3 – Descrição da tripulação:

Número de tripulantes a bordo
Identificação do skipper
Nome dos tripulantes e indicar a idade, sexo, morada (outros contactos).
Os números de todos os telemóveis a bordo
Indicar se algum dos tripulantes sofre de algum problema de saúde e qual.

4 – Material de segurança a bordo

Coletes e arnês
Boia(s) de salvamento
Lanterna estanque
Projetor estanque
Equipamento pirotécnico
Espelho
Bandeiras do CIS (Código Internacional de Sinais) “n” e “c”
Todo o equipamento obrigatório para a classe da embarcação

MMSI
Indicativo rádio
VHF fixo e portátil
ASN
INMARSAT
Balsa salva vidas
EPIRB

Saco de abandono de embarcação
Reserva de sobrevivências de água e comida

5 – Informação fundamental aos meios de salvamento

Data e hora do último contacto efectuado
Data e hora do último contacto previsto

Porto de porto e porto de destino
Data e hora departida
Data e hora estimada de chegada
Data e hora prevista da chegada

Rota programada
Rota alternativa programada

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