A maior parte dos equipamentos eléctricos de bordo são
alimentados por baterias que fornecem diretamente uma corrente continua de 12
volts.
Instrumentação electrónica, pilotos automáticos, luzes de
cabine, motor de arranque e muitos outros equipamentos são alimentados a 12 v.
No entanto podemos ter equipamentos alimentados a 220 v, como televisões,
frigoríficos, micro-ondas, ar condicionado, etc
Neste artigo vou abordar as alternativas de produção de
energia AC 12v para carga das baterias, sabendo que elas podem ser
- Marina
- Gerador portátil
- Gerador fixo
- Alternador
- Pilha de metanol
- Fotovoltaico
- Eólico
- Hídrico
- Hidro-Eólico
No entanto, vou desenvolver mais a componente eólica /
hídrica / hídrica- eólica.
Tentar por outro lado esclarecer um grande amigo, porque
razão há quem queira por a hélice do rotor do eólico dentro de água se temos
vento.....
As tomadas de força de marina são
eficientes sempre que estamos fundeados em marina ou em locais onde esta esteja
disponível. Os pimenteis disponíveis nas marinas de uma forma geral estão
protegidos por disjuntores, bem como isoladores galvânicos conta correntes de
fuga (ver post Ânodos sacrificiais) .
Podemos deixar
ligado em permanência mantendo desta forma as baterias sempre na sua carga
máxima.
Tem a vantagem ao
ser fornecido pela marina em manter as baterias sempre em carga e poder ligar
outros equipamentos de 220 v a bordo.
Devemos ter
cuidado com as corrente de fuga, uma falta de fornecimento prolongada na marina
ou, no pior, largar com a embarcação sem desligar a tomada....
O gerador
portátil é uma excelente solução para quando estamos fundeados fora de uma
marina.
Ligado pelo mesmo
cabo de ligação á marina (por vezes necessário um adaptador de tomada), carrega
rapidamente as baterias, podendo dispor a bordo de uma rede 220 v para outros
equipamentos.
Equipamento de
baixa manutenção e consumo. Geralmente trabalham a gasolina, o que se houver um
bote com motor a bordo haverá deste tipo de combustível disponível.
Capacidades
entre 1.000 e os 2.000 watt disponíveis no mercado, com preços abaixo dos € 700
/ $ 900.
De fácil
arrumação, montagem e transporte (praia, casa, etc).
Ao colocar em
marcha deverá ter muita atenção para que o cabo de ligação não se encontre
dentro de água, que o gerador se encontra bem fixo á embarcação, que não seja
montado junto de equipamento que possa sofrer com o calor por ele produzido e
por último, e muito importante, não haja entrada de CO2 para dentro da
embarcação.
Nunca deve ser usado com a embarcação a
navegar.
Bastante ruidoso!
A solução indicada para a produção de uma
grande quantidade de energia, disponíveis a partir 3 a 15 KW ou mais.
Usado em embarcações com grande porte.
Disponibiliza 220 v, além da carga das
baterias, alimenta todo um conjunto de equipamentos típicos dos grandes iates,
AC, frigoríficos, arcas congeladoras, TV, micro-ondas, etc.
De uma forma geral vem montados de origem
pelo construtor.
Esta é a solução de raiz instalada em todas as embarcações,
onde o motor trabalha como um gerador, produzindo energia para a carga das
baterias.
Confortável e de baixo consumo. Excelente para quando
estamos a navegar, mas com o inconveniente do ruído, quando á vela o que mais
queremos é ouvir é o som da água a bater no casco.
Trata-se de uma pilha a metanol. Parece ser um excelente
solução, bom rendimento e baixo custo, valores anunciados pelo fabricante de
0,9 l /kWh.
Recargas de 5 e 10 litros,
€ 29 ($ 39) e € 37 ($ 50), respectivamente.
As recargas não se encontram disponíveis em todo o mundo
poderá ser um se não para navegações em lugares mais remotos.
Certificação TÜV.
Este tema foi abordado Energia a bordo.
Podem encontrar
o link do fabricante com toda a informação técnica.
Hoje temos disponíveis no mercado um sem número de soluções
em painéis fotovoltaicos, que vão desde várias potências aos rígidos,
flexíveis, etc.
A utilização desta solução deverá sempre ser encarada como
uma solução mista, de uma forma geral insuficiente durante o dia, baixo indicie
de produção de energia, não disponível de noite.
Uma boa aposta passará pelo misto fotovoltaico / eólico.
Num outro post, desenvolverei mais esta questão do
fotovoltaico.
Sistemas Eólicos /
Hídrico / Hídrico-Eólico
Tentarei esclarecer da melhor forma que me for possível o
meu amigo que falei, no que respeita á questão, porque razão há quem queira por
a hélice do rotor do eólico dentro de água se temos vento.....
Como iremos verificar a resposta é simples, estes novos
hídrogeradores produzem muito mais energia com menos força que as versões
eólicas.
Assim, procurei compara equipamentos de topo de gama de
marcas de referencia, a ver,
Marca: Superwind
Modelo: Superwind 350
Potencia nominal: 350 W
Tensão nominal: 12 v
Velocidade de arranque: 3,5 m/s (+- 3 nós)
Diâmetro do rotor: 1,2 m
Interruptor On/Off: sim
Montagem: mastro na popa
Peso: 11,5 Kg
Garantia: 2 anos
Preço (valor indicativo): € 1.185 / $ 1.600
Aerogerador eixo vertical
Marca: ATBMARINE
Modelo: ATMB 1000
Potencia nominal: 480 W
Tensão nominal: 12 v
Velocidade de arranque: 3,5 m/s (+- 3 nós)
Diâmetro do rotor: 0,2 m
Interruptor On/Off: sim
Montagem: mastro na popa
Peso: NA
Garantia: NA
Preço (valor indicativo): € 1.039 / $ 1.403
Hidrogerador
Marca: Watt & Sea
Modelo: Cruising
Potencia nominal: 500 W
Tensão nominal: 12 v
Velocidade de arranque: 3 nós
Diâmetro da turbina: NA
Interruptor On/Off: sim
Arrasto: NA, no entanto segundo uma revista da
especialidade, diz que se trata de um arrasto sem qualquer significado, sempre
inferior ao provocado por um casco com anti-vegetativo em fim de vida ou uma
vela mal afinada...
Velocidade máxima de funcionamento: NA
Velocidade máxima de funcionamento: NA
Montagem: popa
Peso: 8 kg
Garantia:
Preço (valor indicativo): € 5.860 / $ 7.887
Hidrogerador / Aerogerador
Marca: AQUAGEN
Modelo: AQUAGEN 6
Alternador na versão
hídrica:
Potencia nominal: 192 W
Tensão nominal: 12 v
Velocidade de arranque: 3,5 nós
Diâmetro da turbina: 90 mm
Interruptor On/Off: sim
Arrasto:
Velocidade
em Nós
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
Arrasto
em Kg
|
1,81
|
2,17
|
2,72
|
3,18
|
3,63
|
4,08
|
4,54
|
4,99
|
5,44
|
Velocidade máxima de funcionamento: 12 nós
Montagem: varandim do painel de popa
Peso: Alternador – 5,7 kg Turbina – 3,3 Kg (total 9,0 kg)
Cabo ligação alternador á turbina: 19 metros
Garantia: NA
Preço (valor indicativo): € 1.300 / $ 1.760
Alternador na versão eólica:
Potencia nominal: 240 W (60 nós de ventos... no comments)
Tensão nominal: 12 v
Velocidade de arranque: 5 nós
Diâmetro da turbina: 1.220 mm
Interruptor On/Off: sim
Montagem: mastro na popa
Peso: Alternador e Turbina – 16 kg
Preço (valor indicativo): NA
Na versão hídrica:
Potencia nominal: 250 W
Tensão nominal: 12 v
Velocidade de arranque: 2 nós
Diâmetro da turbina: 310 mm
Interruptor On/Off: sim
Arrasto:
Velocidade máxima de funcionamento: NA nós
Montagem: varandim do painel de popa
Peso: Alternador – 12,5 kg Turbina – 1,6 Kg (total 14,1 kg)
Alternador na versão eólica:
Potencia nominal: 250 W
Tensão nominal: 12 v
Velocidade de arranque: 5 nós
Diâmetro da turbina: 1.100 mm
Interruptor On/Off: sim
Montagem: mastro na popa
Peso: Alternador e Turbina – 14,7 kg
Preço (valor indicativo): € 3,575 / $ 4.110
Quadro resumo:
Sem margem para duvidas de que:
- os aerogeradores de eixo
vertical são mais eficazes na produção e no custo;
- Watt & Sea Cruising (também
disponível versão Racing, mais potente) é o hidrogerador mais eficaz, mas (ainda!) com um preço
incomportável;
- Aquagem, parece-me uma solução
ultrapassada face ao seu concorrente direto, DuoGen.
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