segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Produção de Energia AC 12 v a Bordo


A maior parte dos equipamentos eléctricos de bordo são alimentados por baterias que fornecem diretamente uma corrente continua de 12 volts.

Instrumentação electrónica, pilotos automáticos, luzes de cabine, motor de arranque e muitos outros equipamentos são alimentados a 12 v. No entanto podemos ter equipamentos alimentados a 220 v, como televisões, frigoríficos, micro-ondas, ar condicionado, etc

Neste artigo vou abordar as alternativas de produção de energia AC 12v para carga das baterias, sabendo que elas podem ser

- Marina
- Gerador portátil
- Gerador fixo
 Alternador
 Pilha de metanol
- Fotovoltaico
- Eólico
- Hídrico
- Hidro-Eólico

No entanto, vou desenvolver mais a componente eólica / hídrica / hídrica- eólica.

Tentar por outro lado esclarecer um grande amigo, porque razão há quem queira por a hélice do rotor do eólico dentro de água se temos vento.....

As tomadas de força de marina são eficientes sempre que estamos fundeados em marina ou em locais onde esta esteja disponível. Os pimenteis disponíveis nas marinas de uma forma geral estão protegidos por disjuntores, bem como isoladores galvânicos conta correntes de fuga (ver post Ânodos sacrificiais) .

Podemos deixar ligado em permanência mantendo desta forma as baterias sempre na sua carga máxima.

Tem a vantagem ao ser fornecido pela marina em manter as baterias sempre em carga e poder ligar outros equipamentos de 220 v a bordo.

Devemos ter cuidado com as corrente de fuga, uma falta de fornecimento prolongada na marina ou, no pior, largar com a embarcação sem desligar a tomada....



O gerador portátil é uma excelente solução para quando estamos fundeados fora de uma marina.

Ligado pelo mesmo cabo de ligação á marina (por vezes necessário um adaptador de tomada), carrega rapidamente as baterias, podendo dispor a bordo de uma rede 220 v para outros equipamentos.

Equipamento de baixa manutenção e consumo. Geralmente trabalham a gasolina, o que se houver um bote com motor a bordo haverá deste tipo de combustível disponível.

Capacidades entre 1.000 e os 2.000 watt disponíveis no mercado, com preços abaixo dos € 700 / $ 900.

De fácil arrumação, montagem e transporte (praia, casa, etc).

Ao colocar em marcha deverá ter muita atenção para que o cabo de ligação não se encontre dentro de água, que o gerador se encontra bem fixo á embarcação, que não seja montado junto de equipamento que possa sofrer com o calor por ele produzido e por último, e muito importante, não haja entrada de CO2 para dentro da embarcação.

Nunca deve ser usado com a embarcação a navegar.

Bastante ruidoso!

 


A solução indicada para a produção de uma grande quantidade de energia, disponíveis a partir 3 a 15 KW ou mais.

Usado em embarcações com grande porte.

Disponibiliza 220 v, além da carga das baterias, alimenta todo um conjunto de equipamentos típicos dos grandes iates, AC, frigoríficos, arcas congeladoras, TV, micro-ondas, etc.

De uma forma geral vem montados de origem pelo construtor.



Esta é a solução de raiz instalada em todas as embarcações, onde o motor trabalha como um gerador, produzindo energia para a carga das baterias.
Confortável e de baixo consumo. Excelente para quando estamos a navegar, mas com o inconveniente do ruído, quando á vela o que mais queremos é ouvir é o som da água a bater no casco.
Trata-se de uma pilha a metanol. Parece ser um excelente solução, bom rendimento e baixo custo, valores anunciados pelo fabricante de 0,9 l /kWh.
Recargas de 5  e 10 litros, € 29 ($ 39) e € 37 ($ 50), respectivamente.
As recargas não se encontram disponíveis em todo o mundo poderá ser um se não para navegações em lugares mais remotos.
Certificação TÜV.

Este tema foi abordado Energia a bordo.

Podem encontrar o link do fabricante com toda a informação técnica.

Hoje temos disponíveis no mercado um sem número de soluções em painéis fotovoltaicos, que vão desde várias potências aos rígidos, flexíveis, etc.
A utilização desta solução deverá sempre ser encarada como uma solução mista, de uma forma geral insuficiente durante o dia, baixo indicie de produção de energia, não disponível de noite.
Uma boa aposta passará pelo misto fotovoltaico / eólico.
Num outro post, desenvolverei mais esta questão do fotovoltaico.

Sistemas Eólicos / Hídrico / Hídrico-Eólico

Tentarei esclarecer da melhor forma que me for possível o meu amigo que falei, no que respeita á questão, porque razão há quem queira por a hélice do rotor do eólico dentro de água se temos vento.....

Como iremos verificar a resposta é simples, estes novos hídrogeradores produzem muito mais energia com menos força que as versões eólicas.

Assim, procurei compara equipamentos de topo de gama de marcas de referencia, a ver,


 Aerogerador

Marca: Superwind
Modelo: Superwind 350
Potencia nominal: 350 W
Tensão nominal: 12 v
Velocidade de arranque: 3,5 m/s (+- 3 nós)
Diâmetro do rotor: 1,2 m
Interruptor On/Off: sim
Montagem: mastro na popa
Peso: 11,5 Kg
Garantia: 2 anos
Preço (valor indicativo): € 1.185 / $ 1.600













Aerogerador eixo vertical

Marca: ATBMARINE
Modelo: ATMB 1000
Potencia nominal: 480 W
Tensão nominal: 12 v
Velocidade de arranque: 3,5 m/s (+- 3 nós)
Diâmetro do rotor: 0,2 m
Interruptor On/Off: sim
Montagem: mastro na popa
Peso: NA
Garantia: NA
Preço (valor indicativo): € 1.039 / $ 1.403














Hidrogerador

Marca: Watt & Sea
Modelo: Cruising
Potencia nominal: 500 W
Tensão nominal: 12 v
Velocidade de arranque: 3 nós
Diâmetro da turbina: NA
Interruptor On/Off: sim
Arrasto: NA, no entanto segundo uma revista da especialidade, diz que se trata de um arrasto sem qualquer significado, sempre inferior ao provocado por um casco com anti-vegetativo em fim de vida ou uma vela mal afinada...
Velocidade máxima de funcionamento: NA
Montagem: popa
Peso: 8 kg
Garantia:
Preço (valor indicativo): € 5.860 / $ 7.887

















Hidrogerador / Aerogerador

Marca: AQUAGEN
Modelo: AQUAGEN 6

Alternador na versão hídrica:
Potencia nominal: 192 W
Tensão nominal: 12 v
Velocidade de arranque: 3,5 nós
Diâmetro da turbina: 90 mm
Interruptor On/Off: sim
Arrasto:

Velocidade em Nós
4
5
6
7
8
9
10
11
12
Arrasto em Kg
1,81
2,17
2,72
3,18
3,63
4,08
4,54
4,99
5,44

Velocidade máxima de funcionamento: 12 nós
Montagem: varandim do painel de popa
Peso: Alternador – 5,7 kg Turbina – 3,3 Kg (total 9,0 kg)
Cabo ligação alternador á turbina: 19 metros
Garantia: NA
Preço (valor indicativo): € 1.300 / $ 1.760



Alternador na versão eólica:
Potencia nominal: 240 W (60 nós de ventos... no comments)
Tensão nominal: 12 v
Velocidade de arranque: 5 nós
Diâmetro da turbina: 1.220 mm
Interruptor On/Off: sim
Montagem: mastro na popa
Peso: Alternador e Turbina – 16 kg
Preço (valor indicativo): NA

















Hidrogerador / Aerogerador


Marca: DuoGen
Modelo: DuoGen 2

Na versão hídrica:
Potencia nominal: 250 W
Tensão nominal: 12 v
Velocidade de arranque: 2 nós
Diâmetro da turbina: 310 mm
Interruptor On/Off: sim
Arrasto:


Velocidade máxima de funcionamento: NA nós
Montagem: varandim do painel de popa
Peso: Alternador – 12,5 kg Turbina – 1,6 Kg (total 14,1 kg)



Alternador na versão eólica:
Potencia nominal: 250 W
Tensão nominal: 12 v
Velocidade de arranque: 5 nós
Diâmetro da turbina: 1.100 mm
Interruptor On/Off: sim
Montagem: mastro na popa
Peso: Alternador e Turbina – 14,7 kg

Preço (valor indicativo): € 3,575 / $ 4.110

















Quadro resumo:


Sem margem para duvidas de que:

- os aerogeradores de eixo vertical são mais eficazes na produção e no custo;
- Watt & Sea Cruising (também disponível versão Racing, mais potente) é o hidrogerador  mais eficaz, mas (ainda!) com um preço incomportável;
- Aquagem, parece-me uma solução ultrapassada face ao seu concorrente direto, DuoGen.

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