quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Jacques Vabre / Volvo Ocean Race, inicio catastrófico

Desmastragem, perda de quilhas, cascos partidos, lemes avariados, entre outros, é o balanço do inicio da transatlantica Jacques Vabre e Volvo Ocean Race, marcado por uma serie de desistências.


Jacques Vabre
Bernard Stamm e Jeff Cuzon na balsa salvavidas á espera de serem resgatados pelo helicóptero da Força Aérea Portuguesa ao largo dos Açores.
Podemos ver o barco da Cheminées Poujoulat, um 60 IMOCA, cheio de água. Inicialmente pensou-se na perda total, mas foi possível rebocar até á ilha Terceira.


Volvo Ocean Race
O Abu Dhabi partiu o mastro com apenas seis horas de regata. Acabou por desistir da primeira perna, regressando á regata para a segunda a partir de Cape Town.


Jacques Vabre
Chegada do Akenas Vérandas, mais um 60 IMOCA, a Sables-d'Olonne, seu porto de abrigo. Partiu um vau e consequentemente o mastro.


Volvo Ocean Race
O Sanya com graves problemas no casco do VO70, deslaminagem, podemos ver nesta foto um dos tripulantes numa operação de inspecção com água pelo joelho...
Mais uma desistência da primeira perna, a retomar a regata em Cape Town.


Jacques Vabre
O Prince de Bretagne, um trimaran Multi50, partiu a estructura de fixação do casco de bombordo. O seu skipper, Lionel Lemonchios, consegui manter no lugar com a ajuda de um brandal até chegar a porto seguro em La Coruña.


Este arranque negro para estas duas regatas salda-se com um total de 13 desistências. Das quais ainda a salientar a perda da quilha num Class 40 da Iniciatives Alex Oliviers (Jacques Vabre) que, graças á habilidade da sua tripulação e apoio em mar de um rebocador, conseguiu chegar ao porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário